Notícias
outubro 31, 2022

“Todo excesso esconde uma falta” é o título do artigo do peregrino Joni Piletti


Joni Piletti, peregrino gaúcho no momento de sua partida, no Oikos, em Criciúma

Featured image for ““Todo excesso esconde uma falta” é o título do artigo do peregrino Joni Piletti”

Sérgio, Ênio e Joni na partida, no Oikos

Um registro importante de uma trilha marcante na vida do trio

“Todo excesso esconde uma falta”. Reverberando essas palavras escritas junto ao café da manhã no Oikos, iniciei no dia 19 de outubro de 2022 (quarta-feira) a caminhada pelo Caminho Sagrado. Realmente, é uma rota que parece ter um especial equilíbrio entre o Sagrado, o Místico e o físico. Talvez aqui o excesso fique por conta das belas paisagens dessa região marcada pela colonização italiana.

É um roteiro para ser percorrido em sete dias, totalizando 175 km (no nosso caso, ficou em 169,3 km no Wikiloc principalmente por uma visita que fizemos de carro ao Santuário em Içara, que abreviou-nos uns 4km).

A partida e chegada oficiais são na Oikos em Criciúma, local especial administrado com carinho pelos proprietários, que fornecem o “Salvo Conduto” na partida e o “Júbilo” na chegada, equivalentes à Credencial de Peregrino e à Compostelana de Santiago. De lá, o caminho segue para Nova Veneza, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes (distrito de Azambuja), Morro da Fumaça, Içara e novamente Criciúma.

Para quem busca religiosidade, o caminho passa por várias igrejas e capelas, além de dois santuários. O místico impera na Oikos, onde existem muitas opções de terapias e mesmo retiros, além de ótimas conversas. Se sua busca é mais física, certamente esse caminho vai impressionar seus olhos com suas paisagens bucólicas, pequenas cidades limpas e organizadas, e uma caminhada em sua maioria rural, por estradas de terra bem sinalizadas e hospedagens que estão orientadas para receber o caminhante.

Vale lembrar que o Caminho Sagrado foi criado e é planejado por um Conselho de Voluntários acostumado com as grandes caminhadas como Santiago de Compostela. Disso resulta uma organização voltada para as particularidades que esse tipo de roteiro exige. Como exemplo, todas as pousadas ofereceram-nos lanches para a caminhada no dia seguinte.

A gentileza da população local também chama a atenção. fomos muito bem recebidos por onde passamos, com direito à aula sobre a produção de fumo e de farinha de milho na “tafona”.

Quem quiser observar mais o roteiro, basta acessar o link no Wikiloc , acesse seu site: www.caminholebaniego.com.br Não pus muitos detalhes, pois o roteiro, além de bem sinalizado, conta com um guia descritivo em constante atualização. Visite o site do Caminho Sagrado. Bem didático, inclusive na versão responsiva.
________
Joni Piletti, peregrino do Rio Grande do Sul, fez o caminho Sagrado em outubro de 2022.
www.caminholebaniego.com.br

O caminho Sagrado é repleto de paisagens como esta

Esta é só mais uma curva com “S” de saúde, de sabedoria, de Sagrado


  1. Parabéns peregrino. Gratidão pelo reconhecimento e lembrando: a construção deste caminho esta sendo aprimorando com os feedbacks d todos vcs. TMJ

Deixe seu comentário