Depois de finalizada a primeira etapa, que foi a de instalar placas de sinalização impressa em chapas, os voluntários do Caminho Sagrado (CS) iniciaram neste início de abril a segunda fase deste processo. Nesta oportunidade, os membros do Conselho do CS estão passando por todo os 175 km do trajeto e pintando as setas nos postes.
As placas de sinalização medem 1 metro de largura, 40 de altura e a grande maioria têm duas bases de madeira (“pés”). Nelas, estão impressas a logo do CS, uma flecha marrom que dá a direção da caminhada, e a quilometragem percorrida até o momento. Em breve, ainda vão ser agregados às placas, adesivos com a logomarca e um QR Code.
Além desta forma, estas placas também estão sendo usadas sem as bases (“pés”) e, embora não muito comum, o peregrino e a peregrina podem encontra-las afixadas nos muros de algumas residências.
PINTURA
Como alternativa às placas, as pinturas podem ser mais um plus no caminho, dando segurança ao peregrino de que está no caminho certo. Para isso, o Conselho tem duas formas (protótipo) para pintar: uma é a flecha e a outra é a logomarca do caminho Sagrado. Inicialmente, manteve-se a cor original da logomarca, que é o marrom, mas depois, decidiu-se pintar a flecha também de branco. E quem sabe futuramente em outras cores, como amarelo, por exemplo.
A última versão de pintura principalmente nos postes é a flecha em branco com uma linha externa em vermelho, contornando a flecha. O visual ficou muito bonito e é mais uma figura, mais um sinal a indicar que o caminho é por aqui. E, a nós do Conselho de Voluntários, resta-nos desejar: “Buen Camino! E não esqueçam de orar por nós nos Santuários e em todo o caminho”.