Quatro Propósitos
No caminho se caminha, se peregrina, e o peregrino não escolhe clima, ele escolhe peregrinar.
Este é o grande objetivo do caminho sagrado, fazer peregrinos brasileiros darem o primeiro passo em busca do que é sagrado para si, e como consequência queremos despertar o interesse dos peregrinos em conhecerem o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, o apogeu dos caminhos, aquele que é o grande sonho de todos os peregrinos.
O grupo de co-fundadores todos já fizeram Santiago de Compostela, e aspiramos fazer com que nosso caminho faça parte de Santiago, e nos comprometemos a cultivar todas as mesmas diretrizes da catedral principal em nosso caminho sagrado, cuidando e evangelizando as boas práticas, para divulgar com responsabilidade e quem sabe ser um co-irmão de Santiago de Compostela.
E nós, do caminho Sagrado, enumeramos quatro eixos principais
envolvendo o peregrino e a peregrinação, que denominamos de
propósito
Padrinhos e Madrinhas
- Municiar o Conselho de Voluntários com informações e curiosidades sobre sua cidade/região/localidade.
- Observar o trajeto e cuidar das placas.
- Acolher/atender os peregrinos que necessitarem.
Nova Veneza
Noeli Ranno
Pedras Grandes
Morro da Fumaça
Siderópolis (*)
Adilson Ronsoni
Forquilhinha (*)
Treze de Maio (*)
Diretoria
Desde outubro de 2024 a gestão do
Caminho Sagrado passou para o grupo
ABEVI- Ande Bem com a Vida com sede em Criciúma, tendo como seu presidente,
Alcionir José Rabello.
Aos Cofundadores e Primeiros Conselheiros do Caminho Sagrado
Existem jornadas que transformam nossas vidas, mas poucas têm o poder de transformar também a vida de tantas outras pessoas. Foi com esse propósito que esse grupo de peregrinos deu os primeiros passos juntos, sonhando com o que hoje é o Caminho Sagrado.
Cada reunião, ideia compartilhada, desafio enfrentado e celebração vivida se tornaram os alicerces dessa missão que pulsa muito além da imaginação. Eles foram guiados por algo maior: o desejo de inspirar e acolher, de ajudar pessoas a reencontrarem seu centro e sua essência.
Os cofundadores e primeiros conselheiros voluntários são mais do que parte dessa história. Eles são a prova viva de que quando corações e mentes se unem, o impossível ganha forma.
É impossível não sentir gratidão pelo amor e pela dedicação que cada um trouxe ao Caminho. Eles abriram portas, construíram pontes e, mais importante, acenderam luzes em muitos caminhos.
Enquanto o Caminho Sagrado continua crescendo, levando sua mensagem de transformação e propósito ao mundo, saibam que as raízes de tudo isso estão em cada movimento inicial deste grupo de abnegados que ficarão na história pela consagração dessa jornada.
- Abel Olivo
- André Marchioro
- Bruno Neka Dal Ponte
- Beto Colombo
- Cleito Salvaro
- Felipe Bressan
- Humberto Pierini
- Laércio Carvalho
- Marcos Zanete
- Mhanoel Mendes
- Robson Izidro
- Zico Rabelo