![Viajante caminhando](https://caminhosagrado.org/wp-content/uploads/2022/03/OK-28.jpg)
Pontos Turísticos
Nova Veneza
Nova Veneza é uma pequena e aconchegante cidade da região de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. É um verdadeiro pedacinho da Itália em terras catarinenses.
A cidadezinha colonizada por imigrantes italianos é um lugar charmoso e com uma ótima culinária, repleta de bons restaurantes. É um ótimo destino para curtir um final de semana romântico, ao estilo de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.
O município situado nas encostas da Serra Geral também se destaca no ecoturismo, repleto de grandes cachoeiras.
Clique em qualquer imagem para ver uma galeria com 21 fotografias dos pontos turísticos de Nova Veneza.
Treviso
Treviso é uma pequena cidade do sul de Santa Catarina que se destaca no turismo pelas belas paisagens naturais no costão da serra. A cidade de Treviso SC fica numa planície a apenas 147 metros de altitude. Porém, em poucos quilômetros começa a área da serra que faz a transição com os campos de Cima da Serra, a quase 1500 metros. Entre a planície e a serra estão as principais atrações naturais de Treviso. Cachoeiras, formações rochosas e belíssimas paisagens naturais, são as opções de turismo ecológico, além de opções de atividades como rapel. A área atual do município começou a ser colonizada a partir de julho de 1891, com o nome de Núcleo Treviso. O imigrante italiano Arcangelo Bianchin iniciou sozinho a colonização no local. Hoje a população de Treviso SC é de aproximadamente 3.600 habitantes.
Clique em qualquer imagem para ver uma galeria com 13 fotografias dos pontos turísticos de Treviso.
Urussanga
Acolhedora, simpática, rica em raízes históricas preservadas e produtora de vinhos excepcionais. Podemos resumir Urussanga nesses principais termos, mas ainda há muitos outros que a descrevem, dignos de suas qualidades. Essa terra privilegiada ao sul de Santa Catarina reserva passeios intensos e imperdíveis.
Uma das cidades mais encantadoras do Brasil começou sua história em 26 de maio de 1878, com a vinda dos primeiros imigrantes da Itália ao país. Desenvolvendo sua cultura, e principalmente a produção de vinhos, os italianos impulsionaram a pequena Urussanga, que hoje têm cerca de 21 mil habitantes, à destino turístico disputado.
Além de todos os lugares históricos do município, Urussanga ainda é polo dos eventos mais tradicionais da enogastronomia brasileira.
Clique em qualquer imagem para ver uma galeria com 35 fotografias dos pontos turísticos de Urussanga.
Pedras Grandes (Azambuja)
Clique em qualquer imagem para ver uma galeria com 8 fotografias dos pontos turísticos de Pedras Grandes.
Morro da Fumaça
Morro da Fumaça é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se ao sul do estado, a cerca de 180 km da capital, Florianópolis.
Segundo historiadores, o nome se deve à neblina formada no morro onde hoje se localiza o Hospital de Caridade São Roque, sempre que o Rio Urussanga subia. Uma outra versão conta que, devido a esta neblina, tropeiros que por ali se instalavam precisavam acender fogueiras em seus acampamentos, causando a emissão de fumaça.
Clique em qualquer imagem para ver uma galeria com 9 fotografias dos pontos turísticos de Morro da Fumaça.
Içara
Içara é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28º42'48" sul e a uma longitude 49º18'00" oeste, estando a uma altitude de 48 metros. Sua população verão costumava triplicar passando dos 60 mil para quase 200 mil veranistas oriundos da região, principalmente da Cidade de Criciúma, mas com a emancipação do distrito de Balneário Rincão que foi elevada à categoria de município em 2013, isso deixou de ocorrer visto que o município de Içara perdeu o acesso ao mar, além de ter perdido entorno de 12 mil habitantes.
Içara pertence à Região Metropolitana Carbonífera (Criciúma).
Clique em qualquer imagem para ver uma galeria com 9 fotografias dos pontos turísticos de Içara.
forquilhinha
Forquilhinha é uma cidade do sul de Santa Catarina, conhecida como o berço da colonização alemã na região e pela sua forte ligação com a tradição agrícola. É famosa pela Festa do Colono e pela devoção ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, que atrai visitantes e devotos.
A cidade desenvolveu-se com base na agricultura e agroindústria, sendo uma referência na produção de alimentos e especialmente conhecida pela criação de aves. Com cerca de 27 mil habitantes, Forquilhinha combina seu espírito acolhedor com o dinamismo econômico, oferecendo, além da tradição rural, atrações culturais e paisagens rurais encantadoras.