Notícias
abril 19, 2022

Em Criciúma, conheça o Oikos, primeiro e último refúgio do Caminho Sagrado


Conheça e vivencie o Oikos, primeiro e último refúgio do Caminho Sagrado

Featured image for “Em Criciúma, conheça o Oikos, primeiro e último refúgio do Caminho Sagrado”

Os Lares de Descanso são alojamentos com beliches

O primeiro é o Lar do Guerreiro, o segundo, Lar da metra

O espaço Oikos, localizado desde março de 2001 na zona rural de Criciúma, é o local de onde partem os peregrinos do Caminho Sagrado, e onde chegam depois de 175 quilômetros caminhados em sete dias. Seus cuidadores, Derci Wotmeyer e Mhanoel Mendes, além de peregrinos, são terapeutas, cuidadores e preservadores da natureza, alquimizadores de alimento vegetariano, dentre outros papeis.

Edificado em uma área de seis hectares, o Oikos, que vem do grego que significa Lar, até pouco antes de seus cuidadores assumirem, era uma área de extração de argila para fazer tijolo e telha. Por isso, o local era bastante danificado com muitas cavas expostas. O casal buscou na Permacultura os ensinamentos e começou a agir em harmonia com a natureza e o resultado para muitos é um milagre.

Há muitos espaços no Oikos, como o Lar de Encontros para até 100 pessoas, os Lares de Descanso (dois alojamento, para até 40 pessoas, o Lar de Alimentação, O LarBirinto, que é um labirinto em forma de coração, e o Lar de Cura, que é a clínica do espaço. Há também o Lar na Árvore, no meio da mata, o LitoLar, que é o açude de banhos, o Lar de Meditação, uma impactante construção em baixo da terra, dentre trilhas e outras construções, todos iniciando com Lar.

No Oikos, há diversas programações de imersão, como o ReveillOikos, o retiro caminhada CarnavOikos, Imersão 8, dentre algumas opção de terapias naturais e complementares, além de Psicologia, Ayurveda, bênção do útero e Psicoterapia Reencarnacionista com regressão terapêutica. Há também aula de Yoga e Meditação e boa parte da alimentação é colhida em sua horta, obviamente, tudo sem agrotóxico, tudo com vida.

Acolhimento peregrinos

O Oikos, portanto, é o local onde os peregrinos do Caminho Sagrado iniciam e encerram suas jornadas, sete dias depois. Por isso, é onde também é entregue o “Salvo Conduto”, que é a credencial do peregrino e o “Júbilo”, que é o certificado de peregrinação, como a Compostelana no caminho de Santiago.

Para peregrinos, o espaço tem pacote especial, incluindo jantar, pernoite, café da manhã e lanchinho para a caminhada até Nova Veneza. A alimentação é ovolactovegetariana e o pernoite em alojamentos com beliche e, como no caminho de Santiago, cada peregrino deve trazer sua roupa de cama e de banho. Se necessitar do kit de cama e banho, o peregrino deve reservar com antecedência, mediante um custo acertado à parte. Para aqueles que querem mais privacidade, há a opção de quarto individual e privado com sofá cama, banheiro, chuveiro.

Aos peregrinos que não vão se hospedar no Oikos, os cuidadores do espaço ou hospitaleiros Derci e Mhanoel solicitam aos peregrinos que acertem um horário para receberem os documentos, tanto o “Salvo conduto” na partida, quanto o “Júbilo”, na chegada. Nesta oportunidade, os caminhantes também vão assinar os cadernos de partida, assim como colocar suas impressões antes e depois do caminho.

Para mais detalhes, envie mensagem de WhatsApp para (48) 99836.8873, ligue para (48) 3437.8869, ou acesse https://oikos.org.br/pernoite/

Lar de encontros, espaço para 100 pessoas

Entrada do Lar de Encontros, construção octogonal

LarBirinto, labirinto em forma de coração

Lar de Meditação, espaço construído em baixo da terra

Horta mandala do espaço Oikos, tudo natural

Mhanoel e DErci, hospitaleiros do Oikos, no caminho de Santiago


Deixe uma resposta