O espaço Oikos, localizado desde março de 2001 na zona rural de Criciúma, é o local de onde partem os peregrinos do Caminho Sagrado, e onde chegam depois de 175 quilômetros caminhados em sete dias. Seus cuidadores, Derci Wotmeyer e Mhanoel Mendes, além de peregrinos, são terapeutas, cuidadores e preservadores da natureza, alquimizadores de alimento vegetariano, dentre outros papeis.
Edificado em uma área de seis hectares, o Oikos, que vem do grego que significa Lar, até pouco antes de seus cuidadores assumirem, era uma área de extração de argila para fazer tijolo e telha. Por isso, o local era bastante danificado com muitas cavas expostas. O casal buscou na Permacultura os ensinamentos e começou a agir em harmonia com a natureza e o resultado para muitos é um milagre.
Há muitos espaços no Oikos, como o Lar de Encontros para até 100 pessoas, os Lares de Descanso (dois alojamento, para até 40 pessoas, o Lar de Alimentação, O LarBirinto, que é um labirinto em forma de coração, e o Lar de Cura, que é a clínica do espaço. Há também o Lar na Árvore, no meio da mata, o LitoLar, que é o açude de banhos, o Lar de Meditação, uma impactante construção em baixo da terra, dentre trilhas e outras construções, todos iniciando com Lar.
No Oikos, há diversas programações de imersão, como o ReveillOikos, o retiro caminhada CarnavOikos, Imersão 8, dentre algumas opção de terapias naturais e complementares, além de Psicologia, Ayurveda, bênção do útero e Psicoterapia Reencarnacionista com regressão terapêutica. Há também aula de Yoga e Meditação e boa parte da alimentação é colhida em sua horta, obviamente, tudo sem agrotóxico, tudo com vida.
Acolhimento peregrinos
O Oikos, portanto, é o local onde os peregrinos do Caminho Sagrado iniciam e encerram suas jornadas, sete dias depois. Por isso, é onde também é entregue o “Salvo Conduto”, que é a credencial do peregrino e o “Júbilo”, que é o certificado de peregrinação, como a Compostelana no caminho de Santiago.
Para peregrinos, o espaço tem pacote especial, incluindo jantar, pernoite, café da manhã e lanchinho para a caminhada até Nova Veneza. A alimentação é ovolactovegetariana e o pernoite em alojamentos com beliche e, como no caminho de Santiago, cada peregrino deve trazer sua roupa de cama e de banho. Se necessitar do kit de cama e banho, o peregrino deve reservar com antecedência, mediante um custo acertado à parte. Para aqueles que querem mais privacidade, há a opção de quarto individual e privado com sofá cama, banheiro, chuveiro.
Aos peregrinos que não vão se hospedar no Oikos, os cuidadores do espaço ou hospitaleiros Derci e Mhanoel solicitam aos peregrinos que acertem um horário para receberem os documentos, tanto o “Salvo conduto” na partida, quanto o “Júbilo”, na chegada. Nesta oportunidade, os caminhantes também vão assinar os cadernos de partida, assim como colocar suas impressões antes e depois do caminho.
Para mais detalhes, envie mensagem de WhatsApp para (48) 99836.8873, ligue para (48) 3437.8869, ou acesse https://oikos.org.br/pernoite/