“O Guardião”. Esse é o nome do mais recente monumento que deverá ser inaugurado nos próximos dias e que, provisoriamente, está no Oikos, em Criciúma. A escultura tem 2,5 metros, 500 quilos e levou cerca de três meses para ser finalizada. É de autoria do artista plástico e escultor, Michel Carvalho.
Esse monumento foi um presente do membro do Conselho de Voluntários, Laércio carvalho. De acordo com ele, a escultura teve sua gênese em outubro do ano passado quando o hospitaleiro do Caminho de Santiago, Acácio da Paz, participou de uma reunião com o Conselho de Voluntários, sugerindo que o conselho criasse monumentos no caminho que inspirasse o peregrino. “Fiz uma pesquisa, surgiu a figura que foi modificada e daí surgiu o Guardião”, explica Laércio.
Para o presidente do Conselho de Voluntários do Caminho Sagrado, André Marchioro, também os monumentos do Caminho Sagrado devem gerar reflexões para os peregrinos que passam naquele local. Para ele, a diversidade de monumentos espalhadas no decorrer do trajeto objetiva levar o peregrino a “se descobrir, a se transformar, a refletir sobre sua vida e seu propósito”.
Para contatar com o escultor Michel Carvalho, ligue 48 99926.2607