O caminho Sagrado é um circuito que vai se mostrando aos poucos pela beleza, diferentes atrativos e curiosidades. Esta, na praça Nossa Senhora do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Içara, é uma delas.
Aqui, você vai poder ver sua representação iconográfica do símbolo do caminho de Santiago de Compostela, que é a do apóstolo Tiago. Na estátua em tamanho real, ao lado dos outro 11 apóstolos, Tiago está de pé, descalço, de túnica e segurando a bíblia. Como peregrino, segurando um cajado com cabaça (cantil de água) e uma vieira (concha), símbolo dos peregrinos que caminham a Compostela. No peito da estátua está a cruz de Santiago.
Também chamado de Filho do Trovão (Boanerge), Tiago, filho de Zebedeu, Maior (mais velho), para diferenciar do outro de mesmo nome. Escolhido por Jesus quando estava as margens do lago de Genesaré.
Seu irmão João, que lhe fazia companhia, também se apressou em seguir o Mestre. Após a ascensão de Jesus, Tiago Maior parte para evangelizar na Espanha, tornando-se, depois, seu patrono, agora como Santiago de Compostela.
Por volta do ano 44, Tiago regressa a Jerusalém, onde é perseguido pelo rei Herodes Agripa, que ordena a morte do Apóstolo. Único seguidor de Jesus que tem sua morte citada na Bíblia (At 12, 1-2), Tiago Maior tornou-se, com isso, o primeiro Apóstolo mártir.
São Tiago sagrando o Caminho Sagrado.