Notícias
outubro 1, 2022

Inaugurado no Morro da Cruz o primeiro monumento do Caminho Sagrado


Este foi o primeiro monumento inaugurado no trajeto do Caminho Sagrado

Featured image for “Inaugurado no Morro da Cruz o primeiro monumento do Caminho Sagrado”



Membros do Conselho de Voluntários, peregrinos, bicigrinos, diretoria da CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais) e membros da comunidade em geral participaram da inauguração do primeiro monumento do Caminho Sagrado. O ato ocorreu nesta sexta-feira, às 9h, no Morro da Cruz, bairro Mina União, na cidade de Criciúma, e contou, também com o peregrino e padre Joel Savio, do Santuário de Caravaggio.

A obra, criada, desenvolvida e implantada pela família Pierini, ligada ao Conselheiro Humberto Pierini, tem 1,60m largura por 2,20m de altura, foi criada a partir de uma placa de ferro de exatamente 340 kg e ficou uma semana em processo de usinagem. Fazem parte do monumento duas peças. A primeira com a imagem de um peregrino vasada, onde foi feita a usinagem, além de um resumo da história do local e uma frase: “O ar que se respira, inspira novos tempos. E a vida segue assim”. A segunda peça, distante cerca de um metro da outra, que complementa o monumento, surge um peregrino de mochila e cajado.

No início da cerimônia, o presidente do Conselho de Voluntários, Beto Colombo, deu as boas-vindas aos presentes e falou um pouco da história do Caminho Sarado, que é a mais recente rota de peregrinação do Brasil. Ele lembrou que este monumento “é o primeiro de uma série que vamos construir no trajeto”. Ao comentar sobre esta obra do Morro da Cruz, Humberto Pierini disse que “o que faz o caminho são os peregrinos, por isso decidimos homenageá-los”. Ele lembrou ainda que o Caminho de Santiago, mais famosa trilha de peregrinação do mundo, iniciou no século IX e continua até hoje. “Que este caminho iniciado há meses e que este monumento inaugurado hoje perdurem e toquem a todos que por aqui passarem”.

Durante a bênção ao monumento, o padre Joel Savio lembrou que a peregrinação é uma das mais antigas práticas da humanidade e que nem sempre é um desafio corporal, mas uma prática espiritual. Para ele, “o sagrado está em tudo: nas pessoas, na natureza, nos monumentos, nos templos”. Por isso, a seu ver, “somos todos peregrinos na vida”. Ao finalizar a bênção ao monumento, padre Joel ainda desejou que “muitas pessoas possam se identificar e se encontrar com o sagrado”. No final, os presentes foram convidados a rezar a oração do Pai-Nosso.

CAMINHO SAGRADO
O Caminho Sagrado é a mais nova rota de peregrinação do Brasil. Localizado no sul de Santa Catarina, o circuito é de 175km iniciando em Criciúma, com pernoites em Nova Veneza, Treviso, Urussanga, Nova Veneza (Azambuja), Morro da Fumaça, Içara, retornando ao ponto de partida sete dias depois. O caminho Sagado ainda atravessa os municípios de Siderópolis, Treze de maio e Forquilhinha.

www.caminhosagrado.org
www.instagram.com/caminhosagradoorg

 


Deixe seu comentário