Michael Stoltzfus, 52 anos, empresário do setor de aviação, morador da cidade de Bridge Water, estado da Virgínia (USA) é o primeiro peregrino estrangeira a percorrer o Caminho Sagrado. Ele iniciou esta façanha no dia 8 de dezembro, em Nova Veneza, com outros seis amigos brasileiros, e encerrou no dia 13, no Oikos, em Criciúma.
Mike, como é conhecido o estadunidense, é casado com a brasileira Melissa Stoltzfuz, com quem tem dois filhos: Gabriel e Lucas. De acordo em ele, já tem quase 20 anos que passa os finais de ano no Brasil e sempre fazendo caminhadas menores na praia. O gosto por caminhadas maiores iniciou em 2021, quando fez o caminho da ilha de Santa Catarina.
Perguntado se poderia definir o caminho em uma palavra, ele não titubeou: “Incrível”. Para Mike, este primeiro grande caminho em grupo é destacado em três partes. Uma, a espiritualidade, quando pode sentir a presença de Jesus a cada passo. A segunda, a amizade, as conversas com os parceiros de caminhada. E a terceira parte destacada por ele é a cura que teve, pois antes de iniciar a peregrinação, estava com forte enxaqueca. “Me pergunta na terça-feira se foi uma cura, mas por ora, posso entender porque este caminho é sagrado”. Talvez seja sagrado e milagroso.
Para o estadunidense, a experiência de caminhar mais de 150 quilômetros em seis dias trouxe também a experiência da “mente livre e do físico leve”. Afirmando sentir a presença de Jesus a cada passo, a cada subida e descida, o peregrino diz que sua experiência no caminho foi de “desapego”. Aos que pretendem fazer o caminho Sagrado, Mike Stoltzfuz diz: “Que venham! Escute seu coração, ouça teu espírito e vem para este caminho. Não espera mais”.
Além de Mike, outros seis peregrinos brasileiros formaram o grupo que percorreu o Caminho Sagrado. São eles: Wallace Croceta, Ademir “Miri” Librelato ( do conselho de voluntários do Caminho Sagrado), Vanderlei Estevam, Paulino Pires Fernandes, José Cláudio Froes de Mor e Valdir Batista Bastos.
Parabéns, peregrinos
Etaaa peregrinos moléstia, só gente boa.