Notícias
março 24, 2022

Dois santuários no Caminho Sagrado; Um no primeiro e o outro no último dia


Peregrinos chegando ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Featured image for “Dois santuários no Caminho Sagrado; Um no primeiro e o outro no último dia”

Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio,  em Nova Veneza

Quem vai percorrer o caminho Sagrado, não vai ter um objetivo final a ser perseguido, como chegar a algum lugar importante no fim do trajeto. A começar que este caminho é um circuito, por isso você está sempre chegando, sempre chegando. A cada passo, a cada curva, a cada reta, a cada morro.
Nos 175 km, o peregrino vai passar por dois santuários bem conhecidos e de muito fluxo na região: o santuário de Caravaggio, no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, e o santuário Coração de Jesus, na cidade de Içara.
É sempre bom lembrar que o primeiro e grande santuário é a natureza. E este, o peregrino vai encontrar em muitos lugares ainda nativa, de forma abundante e diversificado em todo o trajeto.

CARAVAGGIO

Polo de turismo religioso do município, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio é meta de peregrinação durante todo o ano. Sempre no último domingo do mês de maio, acontece a romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio que demonstra a fé e devoção trazida pelos imigrantes italianos no final do século XIX. Milhares de fiéis acompanham a tradição que existe desde 1951, de se dirigir a pé até o Santuário.
Esta devoção à Nossa Senhora do Caravaggio tomou grande vulto principalmente depois de 1963 quando foi construído um Santuário em sua homenagem. Em 2012 recebeu o Prêmio IMPAR como a festa mais lembrada do sul catarinense.

SAGRADO CORAÇÃO

Inaugurado em 23 de abril de 2017, o santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus é uma impactante obra que o peregrino do caminho Sagrado vai encontrar no último dia de caminhada, no trajeto entre Içara e Criciúma. Ligado à igreja católica, o santuário já é ponto de peregrinação de muitas pessoas de toda a região e até fora dela.
Fazem parte do complexo do santuário, além da igreja com seus lindos vitrais e muitos detalhes, obras como a Casa do Peregrino, Campanário, Convento da Divina Misericórdia, Capela Santa Faustina. Destaca-se, também, a praça Nossa Senhora e os 12 apóstolos. Aqui, o caminhante poderá ver a estátua do apóstolo Tiago, em tamanho real, inspiração inicial para o caminho dos caminhos, que é o caminho de Santiago de Compostela.


Deixe uma resposta