Notícias
agosto 31, 2022

Amigos completam o trajeto do Caminho Sagrado de forma alternada e para isso levam dois meses


Sálvio e José, na chegada: "É que tudo acaba onde começou"

Featured image for “Amigos completam o trajeto do Caminho Sagrado  de forma alternada e para isso levam dois meses”

Quilômetro zero, onde tudo se inicia no Oikos, em Criciúma

José Teixeira exibe seu “Júbilo”; Sálvio já tinha recebido na caminhada anterior

 

Os amigos peregrinos Sálvio de Luca e José Teixeira de Souza, ambos de Criciúma, que já haviam percorrido o Caminho Sagrado com o grupo da Associação de Bem com a Vida (ABEVI), chegaram nesta quarta-feira, 30 de agosto, no Oikos. Depois de iniciar o trajeto no mês de julho, eles estavam encerrando neste dia a nova peregrinação, só que desta vez, de forma bem diferente.

Quando iniciaram a peregrinação, eles tinham alguns propósitos, que eram: Dormir em casa todos os dias, não ocupar nenhum familiar para levar e buscar cada vez que fossem caminhar e estar abertos às dificuldades que esta nova modalidade traria. “Esta caminhada foi mais introspectiva e espiritual”, comenta Sálvio de Luca. De acordo com ele, a dupla iniciava a caminhada defronte de uma igreja, sempre após algumas orações.

De acordo com os peregrinos, eles nunca fizeram peregrinações em dias consecutivos, foram sempre alternados, por isso a demora de completar o circuito. E o fato de depender de ônibus também foi um aprendizado pra eles, pois há algumas cidades cujos horários eram muito raros e as vezes até nem tinha. “Aprendemos, mais uma vez que tudo é muito simples e que convivemos com pouco”, lembrou José Teixeira de Souza.

Os peregrinos lembram que cada vez que saiam para caminhar, divulgavam no grupo da ABEVI a aventura e que, em uma ocasião, tiveram a companhia de mais quatro pessoas. Foi o trajeto entre Urussanga a Azambuja. “O trajeto mais bonito”, no julga dos amigos. No trecho seguinte, entre Azambuja e Morro da Fumaça eles encontraram o casal José e Silvana, de Sapucaia do Sul, que estavam no trecho. “Que casal fora de série. Temos contato com eles até hoje”, explica Sálvio.

Sálvio e José finalizaram os 175 km do circuito do Caminho Sagrado neste último dia de agosto de 2022, mas com um gostinho de quero mais. De acordo com eles, em breve vão retornar ao trecho para fazê-lo novamente. “Sá ainda não sabemos como”, adiantam.

Silvana, Sálvio e Luiz um encontro no caminho

Grupo pega carona para fazer o trecho entre Urussanga Azambuja

A florada do pessegueiro de julho anuncia o fruto no verão

A partida sempre foi na frente das igrejas, após oração

 

 


  1. Eu Silvana e meu esposo Luís tivemos o privilégio de conhecer o peregrino Sálvio e José em um dos trechos do caminho sagrado, quanta honra para nós! Quanta história foi contada! Experiências trocadas. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que nos receberam tão bem por onde pernoitamos, nestes 7 dias de caminhada. Mas o caminho é isso, uma troca mútua! Sds deste caminho e destes peregrinos! Esperamos vcs aqui nos caminhos do RS 🙏

  2. Excelente texto esperamos q com essa experiencia outros peregrinos facam este Caminho que e Sagrado caminhar e preciso

Deixe uma resposta